Eu estive com cuidado a ler a tua tese, e realmente faz um bocado de sentido algumas coisas, tudo bem, uns que copiem, ou que inventem. Até ai "tudo bem".
Mas vamos pensar, s a micro e tao atacada... essas pessoas têm uma razao, uma delas penso eu k e os custos pra ter alguma coisa, pra ter kk coisa paga-se... e verdade, mas a apple e igual, certo, uma pouco menos nos custos....
Outra coisa a apple limita-se a uma coisa, cria um S.O e "encomenda" a maquina pro S.O., penso k e aqui que a apple reina; ou seja num cria um S.O. pra varias maquinas, cria sim um S.O. e manda faxer maquinas pra aquele S.O. as outras antigas ja num sao compativeis (penso k nem deve dar para instalar).
A Micro, cria um sistema que funcione em todas as maquinas, ou seja se bem se lembram, quando o XP saiu, qual era a maquina que aguentava? Quando saiu o Vista idem aspas.... Ou seja tivemos de esperar pra que saissem maquinas ou ate mesmo comprar novas, de jeito nenhum que dava....
Ja sei que estao a pensar o Leopard limitou ao G4, mas tb as maquinas anteriores que caracteristicas tinham? A micro quando lancou o Vista quantos upgrades foram necessarios faxer?
Ou seja querem potencia o sistema operativo tem de tirar partido disso e para isso MAC, Agr remediar e esperar que saiam maquinas novas WIN....
E outra coisa se limitassemos e inventar e nao evoluir.. estariamos ainda hj a usar PIV
(Philips cria, outros melhoram, eu num axo nenhum problema, a philips que depois de inventar que explora-se, mas n deixa-se ficar) Quando falo philips falo tb nos S.O em geral
Se a mirco inventa, que explore e nao deixe explorar

Ja cheguei a pensar a microsoft num tera um acordo c os fabricantes de software?

Em suma a apple cria pra maquinas especificas e corre sem problemas, ja a micro nao e bem assim. Eu proprio tenhu dificuldade em correr o XP

Quanto ao resto Portos sejas bem vindo